top of page

Palestrantes

Mãe Renilda de Oxóssi

Renilda de Oxóssi, sacerdotisa militante é uma mulher de fibra e com história que defende várias bandeiras: diversidade religiosa, mulheres de axé, direitos LGBTQI, segurança alimentar para as comunidades tradicionais de terreiro, atualmente é a responsável espiritual do Ilê Axé Ojú Dana Dana e presidente da Federação Paraibana dos Cultos Africanos da Paraíba.

Wallace Ferreira de Souza

Doutor em Ciências Sociais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Desenvolve estudos no campo da Antropologia e Sociologia pesquisando temas como Religião e Religiosidades Afro-brasileiras, etnicidade com ênfase nas comunidades quilombolas, Etno história/ Sócio gênese, metodologia das Ciências Sociais e ensino.

Lúcia de Fátima Júlio

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981). Atualmente é estatutário da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia

Doutor em Ciências Sociais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Desenvolve estudos no campo da Antropologia e Sociologia pesquisando temas como Religião e Religiosidades Afro-brasileiras, etnicidade com ênfase nas comunidades quilombolas, Etno história/ Sócio gênese, metodologia das Ciências Sociais e ensino.

Patrícia Cristina Aragão

Possui Graduação em Psicologia  (UEPB) e em História (UFPB) e Doutorado em Educação (UFPB). É professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, com experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Juvenil, História e Cultura Afro-Brasileira, Literatura de Cordel, Interculturalidade, ensino de história, História da Educação, Migrações, Formação de Professor e Educação do campo.

Waldeci Ferreira Chagas

Graduação em História (UFPB) e Doutorado em História (UFPE). É professor Adjunto IV da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Guarabira. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Cotidiano, Cidadania e Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história da África, cultura, cidade, história, cotidiano, religiões de matriz africana, ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e educação étnico-racial.

João Paulo da Silva

Com formação em Ciências Sociais e Design de Interiores, é mestre e doutor em Sociologia e Ciências Sociais (UFPB e UFRN, respectivamente). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Faz parte do corpo docente dos cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Informática no campus Patos. Atua na área de Sociologia, Antropologia, Metodologia e Designer, com ênfase em três eixos: Design e Arquitetura de Interiores, Sociologia e Antropologia Urbana e Estudos Culturais.

Carine Fiúza

Graduanda em Rádio e Tv na Universidade Federal da Paraíba, e colaboradora no Laboratório Audiovisual de Produção - LAP que integra o departamento de Cinema e Comunicação da UFPB. Concluiu os curso técnicos de Direção, Ass. de direção e Produção executiva pelo CANNE. Atualmente é Produtora, diretora freelancer e ministrante de cursos livres de cinema.

Thiago Costa

Graduando em odontologia pela UFPB, Thiago Costa é um indíviduo em diáspora que acredita na arte como produção pessoal, educativa e também como produção de saúde, função social  e responsável pela construção de novas narrativas para a população negra. Ele dialoga com algumas linguagens como poesia música artes visuais, do corpo e produção cultural.

Irismar Batista

Mestranda em Ciências da Saúde; Especialista em Gestão da Saúde (2014); em Gestão do Programa de Saúde da Família com Ênfase na Linha do Cuidado (2014); em Psicologia Escolar da Aprendizagem (2001); em Sexualidade Humana (1999). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1995) e graduação de Licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1994).

Dilany Silva

Possui graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas de Patos (2007). Pós Graduada em Gestão Social, Politicas Publicas, Redes e Defesa de Direitos Foi Coordenadora Regional Patos do Projeto Ser Tão Paraibano, desenvolvido pela Ação Social Diocesana e financiado pela ONG francesa ESSOR. Atualmente é ancôra no rádio e na tv - Atua na RADIO ITATIUNGA como apresentadora dos Programas Manhã 102 e K ENTRE NÓS Na Tv Sol, apresenta o Programa televisivo DIALOGANDO. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão e Televisão

Lucas Américo Kandede

Lucas Artista plástico e eletricista, natural da República da Unida da Tanzânia – África Oriental. Mora em Patos há mais ou menos seis anos, suas pinturas e esculturas já foram expostas/vendidas em diverso países. A Tanzânia é conhecida por abrigar o ponto mais alto da África, o monte Kilimanjaro, o Parque Nacional
do Serengueti e a Garganta de Olduvai que constitui um dos lugares mais importantes no leste da África em relação a sítios palentológicos e arqueológicos pré-históricos de assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros seres humanos

bottom of page